Austria - Innsbruck e as aventuras nos alpes.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Para um pais geograficamente pequeno, Austria possui sua grandeza. Esta eh alem de tudo a terra onde mozart nasceu, onde Jullie Andrews iniciou o estrelato e deu inicio a sua brilhante carreira musical, onde os Habsburgs construiram seu imperio de 600 anos, eh onde um passado glorioso ainda brilha na resplendancia e na beleza de suas tradicionais casas e harmoniosos cafes de Vienna, Innsbruck e Salzburg, e como muitos nao sabem a verdadeira terra natal de Adolph Hitler. Nascido na pequena cidade de Braunau Am Inn ao norte, fazendo fonteira com a cidade de Simbach Am Inn na Alemanha. Um pais perfeccionista a ponto de nao se atravessar a rua enquanto o farol nao estiver verde, mesmo que nao haja nem sombra de algum carro a qualquer distancia e pra mais encantar a Austria eh uma das portas para os gigantes e imponentes alpes europeus, onde nossa saga da tentativa de esquiar comecou.

Passenado pelas ruas de Innsbruck seja de noite ou de dia a cada esquina uma prova de organizacao e charme da pequena cidade.

Foto tirada da vitrine da principal loja da Swaroviski, marca dos cristais mais famosos do mundo, marca de origem Austriaca.

Hotel que ficamos hospedados e abaixo a vista da nossa janela.
                                                                 De tirar o folego nao?

Innsbruck possui pequenos e charmosos cafes por toda a parte e pra quem gosta de se aquecer no frio do inverno europeu com aquele delicioso chocolate quente, ou aquela saborosa taca de vinho nao ficara na vontade pois opcoes nao faltam.

Seus restaurantes possuem deliciosas iguarias da regiao como por exemplo o chucrute (em alemao Sauerkraut), prato considerado de origem da culinaria alema, porem encontrado por varios paises da europa principalmente Austria, Alemanha e Suica.

(imagem tirada da internet para ilustrar a descricao, chucrute com salchichas alemas, mais que recomendado).

Depois de dois dias passenado pela cidade fomos a estacao central e tomamos um onibus custando 5 euros com destino a Fulpmes uma cidade construida em meio aos vales dos alpes austriacos, foram aproximadamente 60 minutos de onibus subindo montanhas, mistura de adrenalina com admiracao da vista que se contempla. Pelo caminho percorrido nao sabiamos se nos encantavamos com a vista das montanhas cobertas de neve ou se nos assustavamos com a velocidade do onibus percorrendo a estrada e nos dando clara visao dos penhascos a cada curva estreita que fazia.

Abaixo, uma das primeiras visoes que tivemos da cidade de Fulpmes, essa mesma esquina foi cenario de uma guerra de bolas de neve que nos tivemos quando anoiteceu.

Nao parece cenario de filme natalino?

Esse pequeno estabulo ficava proximo da casa que passamos a semana, todo dia quando saiamos passavamos por aqui e as vezes paravamos um pouco para observar os belos cavalos.

Jardim de uma das belas casas que se encontrava pela regiao.
                                    Cada cantinho da pequena cidade, era de parar e se admirar.

Foto tirada em um dos dias em que o sol se fez presente, tudo fica ainda mais bonito quando a imponencia dos alpes eh revelada pelos raios solares.

E finalmente depois de tanto subir estradas pelas montanhas fomos em busca do motivo que ali nos trouxe (a tentativa de esquiar), passamos uma semana nessa tentativa e chegamos a conclusao de que esse tempo nao eh suficiente a pessoas que nasceram em paises tropicais e nao tiveram essa pratca desde a infancia rs.

Vamos aos bastidores desta saga :

Tudo comeca nas estacoes de ski. Ticket de entrada para um dia inteiro cerca de 22 euros, mais aluguel dos equipamentos 25 euros. Existem tickets validos por uma semana nos quais voce acaba economizando se tem a intencao de esquiar na mesma estacao pela semana toda. Nao foi nosso caso pois queriamos conhecer outras pistas de ski e consequentemente outras partes dos alpes.

Tentar praticar os esportes de neve em meio as montanhas quando se nunca o fez antes (Davi) ou com pouca experiencia (Cassio) nao parece tao facil quanto nas fotos, acreditem.
Vamos relatar os fatos que naqueles dias, quase nos levaram a morte algumas vezes, e que hoje lembramos e sorrimos por termos uma boa historia pra contar. No primeiro dia, estavamos na duvida de qual pista escolher e por indicacao  de um instrutor de Ski que morava na casa que estavamos hospedados decidimos ir ate a Schilick 2000. Ele havia dito que aquela pista era a melhor pois continha partes bem faceis para iniciantes. Felizes achando que tinhamos feito a escolha certa, fomos ate la.

O primeiro susto comecou ao nos depararmos com a altura que estavamos e com as descidas ingremis que a pista oferecia, era impressionante a velocidade com que as pessoas que ja tinham pratica desciam montanhas abaixo, o que pra gente era sinonimo de morte pois alem de abismos infinitos e quedas livres de mais de 2 mil metros de altura existiam curvas que exigiam manobras mais avancadas pra se atravessar. Aquilo que parecia um sonho de montahas e neve se tornou (em partes) uma aventura em busca de sobrevivencia para voltar ao pe da estacao de Ski.

Na primeira descida, optamos por beirar o lado da montanha pra podermos ficar o mais longe possivel de abismos e penhascos, depois de ficar quase uma hora treinando alguns movimentos na neve plana e criando coragem comecamos nossa jornada. O comeco ate que foi menos dificil do que pensamos, desciamos propositalmente em velocidade lenta pra nao perdermos o controle e correr o risco de cair nos abismos,  sempre que pegavamos um pouco de velocidade, ou caimos propositalmente pra interromper a descida e nao perder o controle ou perdiamos o equilibrio e caiamos consequentemente. Varias pessoas passavam pelo caminho nos olhavam com cara de preocupados e alguns ate paravam pra perguntar se estavamos bem, pela vergonha e adrenalina o que sempre respondiamos era (yes, we`re fine).

Um trecho da montanha que todos faziam em media de 10 minutos a uma velocidade bem mais alta da do que fizemos, acabamos fazendo em uma hora por diversos fatores, caimos varias vezes e descemos em zigue e zague, os equipamentos  nao estavam bem regulados e os Skis destravavam dos pes a todo tempo. Ao final da primeira descida achando que a coisa iria ficar mais facil, pra nossa surpresa nos deparamos com uma parte da montanha onde a proxima descida era mais estreita , mais ingremi, e a curva conseguia ser bem mais fechada. Qualquer movimento mais ousado e errado era abismo abaixo seguido de morte, foi nessa hora que tomamos a decisao mais sensata, a de tirar oficialmente os skis do pes e descer aquele trecho a pe. O mais engracado eh que no caminho criancas e adolescentes ja praticos com os Skis e Snowboards, paravam e ficavam olhando o que estavamos fazendo, nossa  unica reacao era dar um sorriso desesperador.

Nao sei se a foto ilustra 100%, mas pra voces terem uma nocao da altura que estavamos, aqueles pontinhos eram a cidadezinha onde nos hospedamos.
No caminho a pe chegamos a conclusao que o homem que indicou achou que nos tinhamos alguma experiencia minima de esquiar pois Cassio havia comentado que no passado ja havia tentado esquiar, porem o que ele nao levou em conta era que a pista que Cassio esquiou era mais tranquila e segura "sem abismos", a pista onde estavamos nao fica dentro de um vale e sim beirando o lado de fora das montanhas, se algum movimento errado levasse-nos a cair provavelmente seria seguido de um abismo sem a neve fofa pra nos assegurar. Rindo e ao mesmo tempo com medo dessa situacao chegamos ha um ponto que tinhamos a opcao de pegar os cabos pra subirmos pra outro ponto ou descermos por mais uma parte que pra nos (iniciantes) era perigosa.

Sem um mapa da pista em maos e com esperanca de podermos encontrar os cable cars ao topo da subida pra podermos ir embora escolhemos subir, o que nos levou a outra situacao de apuros e mais adrenalina nas veias.

Ao resumo de toda aquela semana de desventuras na tentativa de esquiar, caimos dos cabos e escorregamos gelo abaixo a alturas consideravelmente perigosas, fomos proibidos de descer as montanhas pelos "Cable Cars" devido ao horario que haviamos chegado ate eles, perdendo nossas esperancas de sairmos ilesos daquelas montanhas. Passamos por momentos de largar os Skis e descer montanha pelo caminho dos pinheiros com a neve fofa, correndo o risco de pisar em falso e ficarmos soterrados na neve no meio do nada, sem ter a chance de gritar pra que alguem nos ouvisse. Apos toda essa aventura chegamos a conclusao que deveriamos ter pego uma semana de aulas praticas, pra depois nos aventurarmos por aquelas pistas. Depois de tudo isso, de um jeito ou de outro... ao menos temos uma boa historia pra contar e sorrir.

NOS SOBREVIVEMOS RS.

Depois de tanta adrenalina vamos a alguns momentos de belas paisagens que o vale de Stubai proporciona.
Em meio as montanhas e toneladas de neve encontramos uma boa alma e pedimos pra tirar essa foto. Quem precisa de skis nos pes quando se pode caminhar pelas montanhas rs.

Isso e o que se contempla quando se atinge 3333 metros de altura na Austria.
E essa eh literalmente a sensacao de estar a 3333 metros de altura.
Depois de tanto cair, sorrir e se divertir com os skis, ao fim das aventuras nos alpes resolvemos subir ultimo dia na montanha de Stubaier Gletscher (dessa vez de botas) e pra nossa surpresa encontramos um grupo de aventureiros montando acampamento bem ao topo da montanhas.

Dicas: Procurem por uma Kebaberia e Pizzaria na cidade de Fulpmes que fica proximo a uma loja de aluguel de equipamentos de ski e proximo ao mercado Spar o dono eh um turco que nao fala ingles, mas que te entende se voce falar com ele, os kebabs e pizzas de la sao tao deliciosos que ate hoje passando por varios paises nao encontramos algum lugar desses que podemos dizer que eh melhor.

Quem quiser economizar com estadia, a melhor opcao e ficar em Guest house que geralmente custa metade do preco dos hoteis, os valores variam de 20 a 25 euros e a maioria com um otimo cafe da manha incluso, chegando a cidade pega-se informacao de precos de acomodacao e mapas em qualquer um dos tourist information centers.

Pra quem eh iniciante e tem real interesse em aprender esquiar, procure pistas de Ski mais abertas e dentro do vales se possivel sem muitas curvas estreitas, em caso de mais tempo e dinheiro eh aconselhavel se fazer uma semana de aulas praticas pra depois comecar a esquiar.

TAGS: Volta ao mundo, Cassio Augusto Alves Melo, Davi Fialho da Silva, Around the World, RTW, Aventura, Viagem pelo mundo, Viajar pelo mundo, Europa, Asia, Oceania, Africa, Mochileiros, Mochilao, Mochilando.