Luxo: Dubai e Abu Dhabi

quinta-feira, 1 de março de 2012

Há bem poucos anos atrás nem Dubai e nem Abu Dhabi despertavam sonho ou interesse em ninguém. Aliás, pouca gente tinha ouvido falar dessas cidades no Oriente Médio. Mas as coisas mudaram por lá e mudaram rápido. Em apenas três décadas elas passaram de vilarejos a um dos destinos de luxo mais cobiçados do mundo. Transformou-se num ícone de modernidade, onde prédios futurísticos, shoppings gigantescos e hotéis sete estrelas brotaram das areias por onde circulavam apenas camelos. Iniciada pelo sheik Rashid Bin Saeed, com dinheiro sobrando e ideias mega mirabolantes, a fim de assegurar a economia, caso o petróleo viesse a ser escasso.




Foi para la que fomos, no nosso quinto pais da viagem, o Emirados Árabes Unidos. Optamos em fazer uma escala do voo da Emirates Airlines entre a Europa e a Oceania. Foram 3 dias, que foram suficientes para quem tem grana contada e não pode se dar o luxo de gastar tudo por la, pois acreditem, tudo paga-se e muito caro, ate para ver os hotéis tem que se pagar, alem de estar trajado de roupa social, algo que não tínhamos para a ocasião.


Viajamos pela Emirates, uma das melhores companhias aéreas do mundo, são mais de 250 opções de filmes recém lançados, alem de games e milhares de musicas de todos os gêneros.  E a todo momento nos oferecendo algo bom pra comer. O tempo voa com a Emirates, não  só o avião.



 O maior prédio do planeta também fica lá. O Burj Dubai – Torre de Dubai, com seus 800 metros de altura, não sei se e por Dubai ter já todos os prédios grandes, mas estar frente a frente com ele, não causou-nos grande impressão de imensidão, talvez por já estar no meio de uma cidade cheia de arranha-céus.



A maior fonte do mundo também fica em Dubai, mais de uma vez por hora, tem-se apresentação, mostrando a imponência da cidade.




O Dubai Mall, inaugurado no final de 2008, é o maior do mundo, e oferece como atração um aquário com tubarões. Foi um grande contraste ver o mundo do consumo misturado com  pessoas trajadas de vestimentas muçulmanas, parecendo épicas, pelos corredores do shopping. 



O país surpreende no quesito automóvel, existem apenas carros de luxo por la, os mais simples são corola e civic. Nem Estados Unidos ou Europa eh possível ver tantos carros de luxo, quanto vimos por la. Uma grande vantagem, eh que sendo o pais um extrator de petróleo, o combustível eh muito barato também, o preço  médio da gasolina quando estávamos em Dubai era de apenas R$ 0.80 por litro, isso mesmo 80 centavos o litro!



Pode-se encontrar muitas opções de comida barata na cidade, mais barato que o Brasil inclusive, em contra-partida aos hotéis de luxo, que ainda que não tenhamos experimentado, oferecem cardápios a algumas centenas e milhares de reais, se acrescer um vinho ou champanhe. 


O sistema de transporte de Dubai eh eficiente, limpo, luxuoso. Acima uma foto de uma das estacoes de metro, todas sem suas extravagancias. Algo que nos surpreendeu, foi como o país eh de muculmanos, as mulheres religiosas e desacompanhadas no metro, tem um vagão exclusivo para elas, não podendo-se misturar com os homens nem nas estacoes e nem nas filas dos caixas.



A mesma fusão não se aplica em termos culturais. Naturalmente, a herança árabe prevalece mesmo diante da forte ocidentalização e de um ambiente tão cosmopolita, parecem ser a maioria estrangeiros, principalmente paquistaneses, filipinos e indianos. 



A mesquita de Abu Dhabi, foi o edifício mais encantador que vimos por la, e sem duvida, um dos melhores que vimos na viagem toda. Uma mistura de espiritualidade, beleza, luxo e encanto. Andar pelos cantos fez-nos refletir sobre Deus e a beleza da essência de cada crença e religião.


Sem duvida a nossa maior recomendação pra quem vai visitar esse país, eh ir a Mesquita em Abu Dhabi, foi o ápice da viagem no mundo árabe.


Lavar os pés antes de entrar nas mesquitas, faz parte do ritual, assim como obrigatoriamente estar trajado com as vestes de la.


O final da viagem nesse destino, foi marcado por uma conversa com os rapazes acima, de origem do próprio país, que nos explicaram um pouco da religião, cultura e arquitetura.


TAGS: Volta ao mundo, Cassio Augusto Alves Melo, Davi Fialho da Silva, Around the World, RTW, Aventura, Viagem pelo mundo, Viajar pelo mundo, Europa, Asia, Oceania, Africa, Mochileiros, Mochilao, Mochilando.

2 comentários:

mundo4us disse...

Desculpem-nos pela falta de acentuacao na ortografia de algumas palavras, mas a configuracao do teclado local nao permite a correta escrita da lingua portuguesa.

Carol Akemi disse...

Olá,
Já fui à Dubai e agora passarei um dia em Abu Dhabi no retorno de uma viagem. Qual transporte vocês usaram de Dubai a Abu Dhabi? Foram de Ônibus ou taxi?
Obrigada
Carolina Akemi
carol.afk@gmail.com

Postar um comentário