Fiji – Ilhas Paradisiacas no Pacifico

domingo, 15 de abril de 2012

Fiji eh um daqueles destinos que praticamente todo mundo sonha, sao mais de 200 pequenas ilhas paradisiacas no meio do nada, banhadas por aguas cristalinas, de cores e azuis indescritiveis, com belos peixes e vida marinha ao redor, com areias brancas e coqueiros a fazer sombras nas redes de descanso que balancam ao som do mar, que se pode relaxar enquanto toma agua de coco e conversa com o simpatico povo do local.
Demos o start no cronometro, comecamos a caminhar pela ilha e no fim  percebebemos que eh preciso apenas 10 minutos pra se dar uma volta completa.
Depois de muito pesquisar e calcular os custos, estavamos muito perto desse destino raro, que poderiamos assim chamar de perfeito, algo que se fosse feito a partir do Brasil, levaria mais de 24hs de voo e a um custo muito alto pela distancia, e eh assim que por fim decidimos voar a partir da Nova Zelandia, e em menos de 3 horas la estavamos, no pais do filme A Lagoa Azul.

Belos coqueiros e o fantastico azul do mar, essa eh Beachcomber.
A chegada ao aeroporto logo  nos lembrou que estavamos num pais tropical, alta temperatura e homens fijianos vestidos de roupas coloridas, tocando e cantando nos davam as boas vindas. Rapidamente pegamos um onibus sem janelas e que enquanto percorria as avenidas, trazia ventos quentes de aproximadamente 35 graus para dentro, pudemos por menos de 1 real chegarmos a principal cidade, Nadi, onde fizemos algumas compras antes de rumarmos para as ilhas semi-deserticas de Yasawa, escolhidas pelos jovens mochileiros, em sua maioria europeus e australianos, que tambem optam em se hospedar em bangalos junto da populacao local, desfrutando desse lugar perfeito, com a vantagem de estar mais proximos dos simpaticos e sorridentes nativos e sua cultura polinesica.

Aguas Paradisiacas.

Uma das amizades locais que fizemos por la, a Josie nos contava  parte da cultura do povo fijiano, dentre elas a de que nenhuma outra pessoa pode tocar o cabelo de uma fijiana. E como faz com o cabeleileiro? rs.

Apos as compras na cidade, de garrafas de agua, muito protetor solar e alguns itens para comer, la fomos nos, pegar os barcos que nos levariam a pequena, indescritivel e badalada ilha de BeachComber.

Foto da ilha paraiso (Beachcomber) tirada do barco.
Sem entendermos muito como seria o trajeto, entramos num grande barco, parecido com yatch, com ar-condicionado, lanchonete e TVs que passavam documentarios da National Geografic, foram 3 horas de viagem, apreciada durante alguns intervalos ao antigo som de Somewhere Over The Rainbow...aos poucos deixavamos a ilha principal e nos aproximavamos de minusculas ilhas, onde pela vista a partir do yatch e de algumas centenas de metros de distancia, pareciam caber na palma da mao, porem nao cabiveis para a beleza dos olhos.
Quando se vai para o grupo de ilhas Yasawa, eh inevitavel nao tomar uma carona no Yellow Boat.

O sol ja comecava a querer se por, quando enfim chegamos ao nosso destino daquele dia, ao nos aproximarmostivemos que trocar de barco por um pequeno outro de madeira, que permitia a navegacao em aguas rasas e consequentementea proximidade com a praia, toda essa troca de barcos parecia magica, uma experiencia unica, meios de transportes exclusivos da regiao, por la nao existe carros, motos ou coisas do genero. A agua refletia um azul sem igual, ao fundo do transparente mar ja podiamos ver recifes de corais cheios de peixes ultra coloridos nadando ao redor, inclusive com raias. A chegada na ilha foi recebida com uma cancao e um refrescante suco de boa vinda, seguida da saudacao Bulaaa, que por la muito se diz, como uma forma de Oi e Ola porem bem mais sorridente e aberto.
Em todas as ilhas que chegavamos, eramos recebidos com belas musicas tocadas pelos locais.
Pausa do esporte Snorkeling para apreciar o paraiso.
Apos um banho, fomos dar a volta na ilha, que por ser tao pequena fizemos em menos de 10 minutos a pe. Poucas horas depois sob o reflexo das estrelas e o da lua no mar, foi-nos servido um delicioso jantar. A noite estava comecando, junto da sobremesa comecaram a apresentacao de danca local, dancas com sorridentes mulheres vestidas de cascas de coco e folhas, iguais as do Havai, a magia do local,  com toda os jogos de luzes, foi convidativa para que no final todos por la, jovens estrangeiros, se juntassem a pista de danca na areia, para curtir musicas locais, seguidas por badaladas musicas internacionais, com muita gente cheio de energia, e assim o fizemos tambem,entre copos de vodka e cerveja, que depois de varios, acabamos em plena madrugada mergulhando bebados no mar, cuja agua  continuava quente.

Essas eram as dancarinas da Polisesia Francesa, iam de tempos em tempos para se apresentarem em Beachcomber. Fomos sortudos!
A espetacular Fire Dance (danca no fogo).

Duas amigas que fizemos pelas ilhas, uma da Alemanha e a outra da Turquia.

O dia amanhaceu e despertamos com pequenos raios de sol, passando pelas frestas das paredes e teto de palha do bangalo onde estavamos hospedado. E a partir desse dia, nos movemos a cada 1 ou 2 dias pra outras ilhas, a fim de conhecermos melhor toda a regiao, algumas com otima infra-estrutura e opcoes de lazer, outras com a simplicidade da falta de energia a noite, misturado a ingenuidade das pessoas que por la moravam e trabalhavam.

Cassio em seu pedaco de paraiso! O verde e azul cristalino das aguas do pacifico, mais a agradavel  temperatura do mar resultavam em belos mergulhos todas as manhas.

Fizemos uma visita a uma das vilas dos locais e passamos uma tarde batendo um bom papo pra aprender mais sobre sua cultura.
No 3º destino, em Coral View Resort, aproveitamos parapassear na praia onde foi gravado o filme A Lagoa Azul, praia deserta, bela e cercada de corais, inclusive foi la que praticamos Snorkeling (mergulho com oculos de natacao e tubos de respirar em baixo da agua)pela primeira vez. Bastaram poucos minutos para nos apaixonarmos pelo esporte que permite nadar ao lado demagnificos corais, com peixes que nao fujiam com nossa presenca e que inclusive paravam para nos verem a menos de meio metro deles, com o corpo e rabinho balancando de la pra ca, a sensacao era de estar num daqueles documentarios do Discovery ou do Globo Reporter, quando apresentam a beleza no fundo do mar, estavamos la ao lado de peixes como o nemo (tal como do desenho), peixe zebra (todo listrado), peixes leoes, estrelas do mar, cobras d.agua, raias e tubaroes que nao sao agressivos com os humanos.

Um dos momentos mais inesqueciveis em Fiji, a primeira vez que fizemos Snorkeling em Blue Lagoon, cenario do Filme (A Lagoa Azul).

Os momentos em que alimentavamos os peixes, eram os melhores pra ver todos a centimetros de distancia.
Apos 3 semanas em diferentes resorts, praias, ao lado de pessoas ultra-simpaticas,foi dificildeixar Fiji, esse pedaco de ceu com mar pareceu um sonho, e o desejo de passar um tempo muito maior desfrutando de tudo isso, nos deixou claramente conscientes que esse foi um dos melhores lugares do mundo que passamos ou iriamos passar, mas na sequencia vinha a imponente Australia, outro destino que prometia nessa viagem e que aliviaria as excessivas noites de calor e silencio que passamos em Fiji.

Era imprecionante a quantidade de mulheres solteiras passeando pelas ilhas de Fiji.
O que sera que elas procuravam hein?
Dicas:
Quem vai a Nova Zelandia ou Australia, por menos de 500 dolares pode comprar uma passagem de ida e volta a Fiji. Para se movimentar entre as ilhas precisa de barco, que pode ser comprado por trecho ou um passe valido por 7 ou 14 dias, que da direito a ilimitadas viagens no periodo, por um preco em media 150 e 300 dolares respectivamente, tem-se acesso a mais de 10 ilhas do grupo Yasawa, compostas por mais de 20 hoteis-resorts com diarias a menos de 45 dolares, ja incluso todas refeicoes do dia, pois nao ha outra opcao a nao ser comer no proprio local. Fiji eh uma excelente opcao pra quem procura ilhas paradisiacas e baratas na regiao, ficar em lugares assim nas ilhas vizinhas custaria milhares de dolares, a exemplos dos resorts e hoteis de luxo da Polinesia Francesa, Bora-Bora e Tahiti. As ilhas que escolhemos em conhecer era uma mistura das sensacoes que queriamso ter:

Fazer Kayaking pelas belas ilhas era uma de nossas atividades do dia a dia.
  • ·         Beachcomber – Badalacao e a sensacao unica de estar numa minuscula ilha. Excelente comida e passeios gratuitos de snorkeling ao redor. Recomendadissimo!
  • ·         Safe Land – O resort mais remoto, onde a unica coisa pra fazer eh relaxar na praia ou andar de caiaque.
  • ·         Coral View – o mais completo de todos que ficamos, possuem dormitorios com ar-condicionado (raro para os dorms da regiao), alem de diversas atividades, inclusive o passeio para a praia do filme da Lagoa Azul.
  • ·         White Sandy – Esse eh o unico que nao recomendariamos, pois ha excesso de mosquitos por conta da vegetacao ao redor eservem comida que pouco  sustenta.
  • ·         Walailai – Um dos poucos resorts cujo proprietario eh a propria vila. Aqui voce pode sentir melhor a proximidade com os locais, a vila fica a menos de 100 metros, e a noite pode tomar junto com eles a famosa bebida Cava, que ajuda a relaxar e ter boa noite qde sono.
Alem desses resorts ha outros como o Octopus, Blue Lagoon Resort e Manta Ray Island Resort que nao chegamos a ir, por falta de tempo e economia (custam em media de 20 a 40 dolares a mais a diaria), porem sempre ao entrarmos no barco principal, varias pessoas os recomendavam.

TAGS: Volta ao mundo, Cassio Augusto Alves Melo, Davi Fialho da Silva, Around the World, RTW, Aventura, Viagem pelo mundo, Viajar pelo mundo, Europa, Asia, Oceania, Africa, Mochileiros, Mochilao, Mochilando.